Os celulares no Brasil são extremamente caros devido as altas cargas tributárias que temos em nosso país. Já abordamos por aqui em inumeros artigos, celulares chineses com alto poder de processador com valores abaixo de U$$ 200 dólares, sendo que um exemplo que podemos citar é o caso do aparelho MX58 .
Recentemente Andrew Huang, um cidadão chines, procurou um celular que fosse barato e acabou encontrando um aparelho no centro comercial chamado Digital Mingtong, em Shenzhen na China . O aparelho chamado de Gongkai Phone custou custou U$$ 12 dólares (cerca de R$ 24). Com este valor, o Gongkai é considerado o celular mais barato do mundo.
Ao comprar o dispositivo, Andrew ficou curioso e resolveu abrir o celular e verificar quais os componentes usados para fabricação do celular que é extremamente barato e acabou divulgando estas informações em seu blog pessoal.
Este celular mesmo sendo barato possui alguns recursos interessantes como Bluetooth, MP3 Player e é Quadriband. Além disto vem com acessórios (carregador, cabo e protetor). O celular é feito de plastico porém não é fechado com parafusos: a parte traseira e frontal se encaixam, basta abrir e puxá-lás para abrir o aparelho.
Seu hardware é composto por um processador 32-bit de 260 MHz, memória RAM de 8 MB, um visor OLED de duas cores (azul e amarelo) e uma bateria. Possui também uma entrada micro SD para colocar cartão de memória.
Outro fator que chama atenção é que todos os componentes do aparelho são soldados na placa do celular, o que o torna a fabricação deste produto muito barata.
De acordo com informações publicadas por Andrew Huang em seu blog, este produto faz parte do movimento "open source", que ele mesmo chama de "Gongkai". A ideia deste movimento possibilitar que qualquer pessoa fabrique seu proprio celular ou até mesmo utilize este metódo como uma forma de trabalho.
Fonte: Technobuffalo e Bunniestudios
Tags:
Notícias