De acordo com a companhia, as redes sociais Google +, Blogger e Youtube tiveram um enorme crescimento nos últimos 10 anos, portanto, a Google irá focar no desenvolvimento destas plataformas para trazer novos recursos e funcionalidades para os usuários. Com isto, o Orkut será fechado.
A partir da data do comunicado, não será mais possível criar mais nenhum perfil na rede social.
Segundo a Google, o usuário poderá transferir seus scraps, fotos e vídeos para o Google + em até 6 meses, com ajuda da ferramenta Google Takeout que estará disponível até 2016.
As comunidades do Orkut serão mantidas em um arquivo publico que será disponibilizado a partir de 30 de setembro. Se a pessoa não desejar que seu nome e postagens sejam inclusos no arquivo das comunidades, poderá remover permanentemente o Orkut de sua conta Google.
Orkut é a 10 ª rede social mais acessa do mundo
De acordo com relatos de quem ainda usa o Orkut, as comunidades tem ficado mais ativas e mais limpas, tendo comentários mais pertinentes do que aqueles cheios de desenhos e desejos de bom dia/boa tarde/boa noite.
Outro fator que leva ao uso do Orkut, é que as comunidades são recheadas de conteúdos que servem de base de pesquisa e uso para diversos usuários.
Na minha opinião o Google errou em fechar o Orkut!
O Orkut apesar de estar em declínio nos últimos anos, tem utilizadores fiéis que ainda acessam e usam a plataforma.
O Orkut é sem dúvidas a rede social mais completa que existe, mas infelizmente a maioria dos usuários buscam ferramentas de fácil interação e utilização como é o caso do Facebook, que tudo se resume em curtir e/ou compartilhar.
Outro ponto negativo é que especialmente os brasileiros são muitos sucessíveis a mudanças e gostam de utilizar o que "esta na moda". É provável que o Facebook, WhatsApp dentre outras não dure muito tempo, caso apareça outra plataforma ou rede social que traga algum diferencial de utilização.
E você, qual a sua opinião?
Fonte: Google e Tecnoinsider