A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou ontem (9) um relatório técnico que indica as datas que o nono dígito será inserido em regiões do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. De acordo com o documento, as áreas com DDD 12 a 19, no Estado de São Paulo, terão o nono dígito inseridos a partir de 25 de agosto, enquanto que as áreas com DDD 21, 22 e 24, no Rio de Janeiro, e DDD 27 e 28, no Espírito Santo, em 27 de outubro.
O objetivo da Anatel é criar 3,5 milhões de novas linhas e, assim como ocorreu em São Paulo, a migração se dará de forma gradual. Durante o período de transição, que durará 40 dias, os clientes poderão realizar ligações também com oito dígitos. Nesse meio tempo, as chamadas serão interceptadas e os clientes orientados a acrescentar o número adicional.Ao final do prazo, o nono dígito se tornará obrigatória.
No restante do País, ainda não há nenhuma necessidade técnica que justifique tal implementação, entretanto a intenção da agência é padronizar a utilização de nove dígitos nas ligações. Dessa forma, a Anatel estima para o final de 2014 a data-limite para implantação do nono dígito no Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará e Roraima; o final de 2015, em Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe; e o final de 2016 no Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.
Tags:
Notícias