O Instituto de Tecnologia da Georgia criou um carregador de celular capaz de instalar programas maliciosos no sistema iOS. Este experimento foi desenvolvido apenas para mostrar falhas de seguranças que existem no Iphone e será apresentado na conferência de segurança da Black Hat, no final de julho.
Este carregador batizado de Mactans (nome científico da aranha viúva negra), possui uma placa de onboard de aproximadamente 8 cm² onde a mesma tem um pequeno computador com software de código aberto vendido pela companhia Texas Instruments.
Quando conectado no smartphone, o Mactans operadora silenciosamente instalando malware automaticamente mesmo que o sistema operacional esteja atualizado, não sendo necessário nenhuma ação manual por parte dos usuários para que a ameaça funcione ou nenhum jailbreak (processo que permite a instalação de aplicativos não-autorizados pela Apple em Iphones e iPod Touchs e iPads).
Os pesquisadores afirmaram que esta criação é apenas uma experiência e também foi para mostrar o que pode ser desenvolvido quando uma pessoa mal intencionada tiver motivação e dinheiro para investimento.
Fonte: Tectudo