A IGB Eletrônica que controla a empresa Gradiente no Brasil, anunciou ontem (29/07), o Iphone C600, o mais novo smartphone da companhia. Este lançamento vem em meio a uma batalha judicial entre a Gradiente e Apple pelo uso marca "Iphone" no Brasil.
No final do ano passado, a Gradiente lançou o Iphone Neo-One, gerando polêmicas na internet. De acordo com a companhia, a empresa possui a patente do "Iphone" no Brasil e deu entrada para o registro da marca no ano 2000 junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) que concedeu a permissão para utilização no dia 2 de janeiro de 2008.
A Apple por sua vez, possui um smartphone com o mesmo nome e solicitou o egistro da marca no ano de 2007, sendo negado no mês de fevereiro deste ano.
Segundo noticia divulgada pela Agencia Reuters, existem dois processos judiciais em andamento: um no estado do Rio de Janeiro onde a Apple pede ao INPI que o nome "Iphone" não pertença mais a IGB Eletrônica, alegando que a marca ficou muito tempo sem ser utilizada e outro processo no estado de São Paulo em que a Gradiente acusa a Apple de utilizar a marca indevidamente desde 2008.
Em março, a empresa americana tentou um acordo com a IGB para comprar os direitos autorais da marca, porém não houve sucesso na negociação. Segundo a Gradiente, a Apple age de "má-fé" e listou alguns casos onde a empresa usou meios questionáveis para obter direitos de marcas em outro países
Sobre o novo smartphone lançado pela IGB, ele trás algumas modificações em comparação ao modelo Neo-One como acesso a Google Play e melhorias de hardware.
O Iphone C600 vem equipado com sistema operacional Android 4.2.2 Jelly Bean, processador dual-core de 1.4 Ghz, tela de 5" polegadas Full HD com resolução de 1080 x 720 pixels, memória interna de 8 GB expansível via cartão micro SD para até 32 GB, câmera de 13 megapixels, rádio FM e suporte para até 2 chips.
O aparelho chega ao mercado em outubro deste ano, mas o valor não foi divulgado pela companhia.