Em agosto de 2011, a Google comprou a unidade de smartphones da Motorola por U$$ 12,5 bilhões de dólares. A ideia da empresa para a fusão era desenvolver e aprimorar as versões de sistema Android que existem. Isto iria beneficiar tanto a os consumidores quanto os parceiros.
Na ultima quarta feira (29/01), a Google anunciou a venda da unidade da Motorola para a Lenovo por U$$ 3 bilhões de dólares. A negociação pegou a todos de surpresa pois até o momento não havia nenhum rumor sobre o assunto.
Apesar da unidade ter sido vendida abaixo do preço de compra, foi um bom negócio pois a Google ficará com a maior parte das patentes que pertenciam a Motorola, assegurando que seu foco principal, o Android, está salvo de suas principais concorrentes que é a Microsoft e a Apple.
Especula-se vários motivos para esta transação. Uma delas seria o fato da Motorola ter dado prejuízo para a Google, mesmo neste período de lançamentos dos smartphones Moto X e Moto G que foram bem aceitos pelo publico e que gerou bastante vendas.
Com esta compra, a Lenovo se torna a terceira maior fabricante de smartphones do mundo.
Via G1