Um estudo divulgado pela União Internacional de Telecomunicações, órgão ligado a ONU, mostra que até o final do ano, teremos 7 bilhões de celulares no mundo (3,6 bilhões somente na Ásia-Pacifico). Este número se igualará ao número de habitantes que temos no planeta.
Países emergentes são os maiores responsáveis por este crescimento. A previsão é que até o fim de 2014, a cada quatro pessoas, três terão celulares nestes países.
O continente africano é o mais preocupante, onde 30% da população ainda não tem acesso a esta tecnologia, mas apesar disto, a expectativa de crescimento para o continente é de 69% até o final do ano.
Na América, Europa, Estados Árabes e Comunidade dos Estados Independentes, onde o numero de linhas de celulares ultrapassa 100% (há mais de uma linha por habitante), o crescimento será de apenas 2%.
Mesmo com este aumento, o mercado móvel já mostra uma pequena saturação. A previsão é que em 2014 o setor tenha o menor crescimento da história, chegando a 2,6%.
O uso de internet nos celulares também registrou um forte aumento. Hoje temos 3,2 bilhões de usuários (32% da população mundial). Este número cresceu é duas vezes superior ao resultado que tínhamos em 2011.
Telefonia fixa
Se por um lado o numero de linhas de celulares só crescem no mundo, o setor de telefonia fixa vem sofrendo uma crescente queda.
De acordo com a pesquisa, entre 2009 e 2013, o mundo deixou de ter mais de 100 milhões de telefones fixos. Na Europa, o número de pessoas que sequer tem um telefone fixo.
Fonte: UOL e MSN
Tags:
Notícias