Recentemente a Trend Micro, fabricante de antivírus, detalhou um dos golpes que tornou-se frequente e atinge usuários de smartphones com sistema operacional Android. A origem dá-se quando o usuário entra em um site de banco que o redireciona para um site falso, que posteriormente orienta para um download de aplicativo para Android.
Após a instalação do aplicativo, que finge ser um gerador de senhas do banco, o mesmo interceptaria mensagens de texto para o celular, permitindo que os criminosos pudessem visualizar os dados inclusos do usuário.
Pesquisas indicam que o responsável pelo golpe estaria com este ativo desde 2011, roubando senhas e informações bancárias, com a finalidade da realização de saques e transferências.
Para que a farsa pareça real, o programa instalado pede que o dono da conta digite um código recebido no celular, como o processo tradicional realizado por várias empresas e organizações. O usuário, ao deparar-se com uma situação parecida, deverá cessar a instalação para que não haja o roubo de seus dados.
Fonte: G1