A estatal cubana Etecsa divulgou ontem (18/06), que irá instalar 35 novos pontos de acessos Wi-fi em Cuba e a tarifa de internet vai cair para U$$ 2, metade da taxa atual.
A abertura dessas 35 novas redes, faz parte do plano "Agenda Conectar 2020", anunciada a todos os cubanos em abril deste ano. O projeto consiste em oferecer acesso a rede mundial de computadores a "todos os cubanos" até 2020.
Esta agenda estabelece, entre outras prioridades, que em países desenvolvidos, pelo menos 50% das pessoas físicas deveriam utilizar a internet ou ter acesso a ela em suas residências, e que serviços de banda larga não deveriam representar mais de 5% da renda média das famílias.
De acordo com o gerente do jornal Juventude Rebelde, apesar da tarifa ser reduzida, ter acesso a internet ainda será luxo para muitos cubanos.
Poucas conexões residências
A Etecsa administra 155 salas publicas com acesso a a internet para cidadãos cubanos possam acessar a rede mundial de computadores.
As salas contam com conexões de alta velocidade que podem chegar a 2 megabits, algo raro no país. Apesar do valor da internet ser de U$$ 4,50/hora desde fevereiro, ainda fica difícil para que as pessoas tenham condições de pagar pelo serviço, uma vez que o salário mínimo em Cuba é U$$ 20 por mês.
Dados divulgados pela União Internacional de Telecomunicações (UTI), mostram que apenas 3,4% das residências em Cuba tem conexão de internet e a maioria destas conexões, são de intranet.
Fonte: G1
Tags:
Notícias