A chegada do 5G poderá trazer diversos avanços para áreas de telemedicina, agronegócio e internet das coisas. Segundo estimativa da Conexis, que reúne as empresas de telecom e a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), a nova rede poderá gerar até 50 mil oportunidades de trabalho somente em 2022.
A partir do leilão do 5G, que aconteceu em 2021, as empresas de telecomunicações já estão fazendo a contratação de colaboradores para instalação antenas e cabos para o 5G. As companhias estão comprometidas com investimentos na casa dos R$ 40 bilhões nos próximos anos.
Até 2025, poderão surgir 671 mil vagas de emprego devido a internet de quinta geração, em diversos setores, consolidando assim novos profissionais. Além da área tecnológica, a rede vai abrir várias possibilidades para especialistas de dados, inteligência artificial, segurança da informação e impressão 3D.
No ano passado, as teles aumentaram seus investimentos em 4,8%, comparando com 2021. Nos últimos 4 anos, apresentou um crescimento médio de 3,8/%.
Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis, disse em dezembro/2021, quando os dados foram divulgados, que o país passará por uma "transição suave de tecnologias e que o 5G será o pivô nos investimentos das empresas de telecomunicações.
Fonte: https://www.minhaoperadora.com.br/2022/01/5g-deve-gerar-50-mil-oportunidades-de-emprego-somente-em-2022.html