O Google e Apple irão remover 33% de todos os aplicativos de suas lojas oficiais que não recebem atualizações a mais de dois anos. De todos os 1,5 milhão de apps sem update, 650 mil são da Apple Store e 859 mil da Play Store.
O Google possui uma política rígida para apps abandonados por seus desenvolvedores. Aplicativos que não recebem atualização dentro de dois anos, deixam de ser indexados na loja oficial da empresa e tendem a ser mais vulneráveis em ataques hackers. A Apple também realiza "uma limpeza" com frequência em sua loja.
No caso da Apple, dos 650 mil títulos, 314 mil deles não são atualizados a mais de cinco anos. Em meio a eles, existe 50 mil jogos que são mais propensas a serem esquecidas pelos seus desenvolvedores e não recebem update a mais de dois anos.
Imagem de Thomas Ulrich por Pixabay |
Em compensação, os aplicativos financeiros tendem a serem os mais atualizados, já que 69 mil deles receberam algum upgrade nos últimos seis meses. As informações foram divulgadas por meio de uma pesquisa da Pixelate.
Risco de Segurança
A falta de atualização é o principal fator para falhas de segurança. Brechas em apps sem upgrade, podem ser exploradas por cibercrimonosos, podendo ter acesso ao dispositivo do usuário ou a dados pessoais.
Para melhorar a situação na loja do Android, o Google anunciou que vai exigir que aplicativos integrantes da Google Play Store cumpram as exigências de API de ao menos dois anos anteriores ao último lançamento do Android.
Fonte: https://br.financas.yahoo.com/noticias/apple-e-google-vao-remover-15-milhao-de-apps-abandonados-125140703.html?ncid=emailmarketing_yahoobrnew_qwkmspaeeca